REFLEXÃO SOBRE PATRIMÓNIO DO CONCELHO DA NAZARÉ
No âmbito das Comemorações do 55º Aniversário da LIGA DOS AMIGOS DA NAZARÉ, foram realizados Eventos nos mais significativos Locais, para realçar a importância do Património do Concelho da Nazaré. Com a colaboração logística da Câmara Municipal da Nazaré, tivemos oportunidade de ouvir eloquentes Oradores que salientaram a riqueza do nosso Património.
Directa ou indirectamente, alertámos e fomos alertados para lacunas que,lamentavelmente, persistem,por desconhecimento ou incúria,de todos nós que não usamos todos os meios ao nosso alcance na preservação do legado dos nossosAntepassados e que nos compete defender.
- Nazaré(Praia) - “Chalet Miramar“ - Até quando se permite a sua completadestruição, esquecendo o seu significado na época áurea da Nazaré?
- “Cabana do Pescador” - O que falta para para queseja possível a sua viabilidade, ao serviço de Nacionais e Estrangeiros?
- “Taberna típica” – Um futuro local de referência para Nazarenos e Turistas apreciarem o nosso Fado?
- “Barca de Nossa Senhora dos Aflitos” – Como foi possível deixar destrui-la? Onde está a sua “réplica” e em que condições? A“Mimosa” abandonada espera o mesmo fim ? “Que tristeza!”, diriam os nossos esforçados Pescadores.
- “Monumento ao dedicado Médico, Dr. José Maria Carvalho Júnior”, Para quando? (ao menos colocar uma “floreira” que dignifique a lápide comemorativa da sua Homenagem Pública).
- “Fachada da antiga Estação Rodoviária” – Desaparecida ? Como é possível esta flagrante falta de sensibilidade ? Para quando instalações dignas na sua apressadasubstituição ?
- Pederneira – Praça BastiãoFernandes – Dignificação do local onde orgulhosamente esteve a Câmara Municipal e colaboração na recuperação digna da Igreja de Nossa Senhora das Areias.
- Valado de Frades – Iniciativas que permitam que a antiga Estação de Caminhos de Ferro, possa vir a ser utilizada como local expositivo.
- Famalicão da Nazaré – Embora não sendo tarefa fácil, não deve ser esquecida (mais do que já foi!) a histórica Igreja de São Gião.
- Sítio – Pese embora que a responsabilidade do estado desagradável da parte superior do Elevador seja da responsabilidade de Entidade Nacional, deveria ser feita uma acção de efectivo acompanhamento.
- Forte de São Miguel Arcanjo – A Liga dos Amigos da Nazaré e os Amigos da Nazaré tudo farão pararevitalizar este nosso emblemático Monumento como pólo museológico.
Todos não somos demais para defender o Património do Concelho da Nazaré !
Rogério Meca
Nazaré, 2011/09/20