A "Liga dos Amigos da Nazare" é uma associação sem fins lucrativos, constituída em 15 de Maio de 1956, é alheia a credos políticos e religiosos e tem como principais objectivos, a defesa e valorização do património cultural e natural, a conservação da natureza, a união de todos os amigos da Nazaré, a promoção e valorização das suas belezas naturais, artísticas e folclóricas, assim como da sua tradição e etnografia".




Sede

R. Dr. Rui Rosa, 6A (loja) 2450-209 Nazaré

contacto: liganazare@gmail.com

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Edifício da estação da rodoviária

Diz-se que, no lugar da estação da Rodoviária Nacional na Avenida Vieira Guimarães ,vai nascer mais uma grande superfície comercial, um conjunto de blocos de apartamentos e lugares de estacionamento.
A Liga dos Amigos da Nazaré, considerando este edifício de interesse patrimonial, da autoria do arquitecto leiriense Korrodi, cuja assinatura está inscrita na sua fachada,enviou há algum tempo uma carta à empresa, no sentido de alertar para o estado de degradação do referido espaço.
Sendo um edifício de características marcantes da época em que foi construído,como há poucos na Nazaré, é de lamentar se o eventual projecto em curso não preservar, pelo menos, a sua fachada de linhas simples mas funcionais, sobretudo no espaço que penso ter sido originalmente projectado como a sala de espera.
Tão importante como a renovação urbanística da Nazaré é a preservação dos exemplares que marcaram um estilo e uma época.
É urgente pois,alertar os responsaveis mas, sobretudo, os nazarenos para que defendam tudo o que pode ajudar a criar uma identidade, preservando os edifícios que acompanharam a história da Nazaré e lhe deram a feição que a fez ser apreciada como destino turístico.

1 comentário:

  1. Em boa hora sugeri aos Corpos Directivos da Liga dos Amigos da Nazaré que colaborassem, ativamente, no blog da L.A.N. A Cecília Louraço assim fez, denunciando, publicamente, mais um atropelo ao respeito que devia merecer todo o Património Nazareno. Mais uma vez, a tentação do lucro permite estes manifestos desrespeitos ao Património Nazareno!
    Rogério Meca

    ResponderEliminar