Lançamos este tópico a debate, pois de nós depende a qualidade dos espaços em que vivemos e isso depende, em grande parte, da preservação do que foi feito pelas gerações que nos precederam
Preservar... ou deitar abaixo e fazer novo?... Que caminho seguir?...
A dúvida não é só de agora!...As opiniões têm divergido ao longo dos tempos, dividido os especialistas e técnicos e determinado soluções, umas vezes conciliadoras, outras vezes chocantes, em termos de rupturas visuais e até mesmo afectivas, por destruírem o mundo simbólico das nossas memórias,que queremos imutável, qual tábua de salvação contra a inexorabilidade do passar do Tempo.
Está em causa a conservação ou a destruição de vocabulários formais que correspondem a outros tantos conceitos e modos de vida, que impõem outras funcionalidades e estéticas.
Este dilema está presente em toda a parte e de forma bastante aguda actualmente, com o grande desenvolvimento da construção que é, cada vez mais, sinónimo de progresso, as mais das vezes exorbitando arrogantemente o seu poder modernizador e conformador dos espaços que habitamos.
Sede
R. Dr. Rui Rosa, 6A (loja) 2450-209 Nazaré
contacto: liganazare@gmail.com
Acho que é um assunto interessante que deve ser analisado e discutido, pois vai ao encontro de várias questões que esta Liga tem, fatalmente, de se debruçar.
ResponderEliminarEcouto