A "Liga dos Amigos da Nazare" é uma associação sem fins lucrativos, constituída em 15 de Maio de 1956, é alheia a credos políticos e religiosos e tem como principais objectivos, a defesa e valorização do património cultural e natural, a conservação da natureza, a união de todos os amigos da Nazaré, a promoção e valorização das suas belezas naturais, artísticas e folclóricas, assim como da sua tradição e etnografia".




Sede

R. Dr. Rui Rosa, 6A (loja) 2450-209 Nazaré

contacto: liganazare@gmail.com

domingo, 3 de janeiro de 2010

Património paisagístico






A paisagem é uma das facetas mais conhecidas e apreciadas do património da Nazaré e das povoações que compõem a sede do Concelho.
Mais conhecida e divulgada é a paisagem que se avista do Sítio, fruto da grande importância histórica desta povoação, enquanto Santuário de Nossa Senhora da Nazaré, desde épocas que remontam ao século XVI e que constitui, também, parte do seu património religioso.
Menos conhecida e visitada é a povoação mais antiga da Pederneira, que oferece também, aos olhos apreciadores das belezas naturais deste cantinho junto ao mar, motivo de espanto e comunhão, quase transcendente, com o mar, ao qual se sobrepuja a escarpa rochosa do promontório dominada pelo Forte de S.Miguel Arcanjo.
Aos pés destes dois promontórios, o conjunto aninhado das casas brancas que se vai estendendo por onde ainda há algum espaço, embora redimensionado a outras necessidades impostas pelos tempos actuais.
É esta paisagem que temos também que valorizar e defender enquanto património, deixando-a livre e franca a todos os que a sabem apreciar.
Embora afastada das lides piscatórias a população da Pederneira já viveu do Mar e da Terra, simultaneamente, e sente-se nazareno de gema vivendo e sofrendo, em comunhão com os seus conterrâneos da Praia, todas as tragédias que se desenrolavam, mais antigamente que agora felizmente, a partir dos seus miradouros naturais que são varandas sobre o Mar em fúria.
Não nos tirem a vista do Mar, pois com ela, vai também um pedaço da nossa identidade!...

1 comentário:

  1. Subscrevo a preocupação com os excessos originados pela obsess ão "pseudo-turística" de determinadas épocas, balnear, carnavalesca e da "passagem de ano". Há que ter a noção dos riscos envolvidos.

    No tocante à beleza das "vistas" do Concelho da Nazaré, não só subscrevo mas, mais do que isso, chamo a particular atenção para as que desfrutamos no Sítio e, sobretudo, na Pederneira (junto ao Cemitério).

    Porém, acho oportuno acrescentar que a Pederneira é, na minha modesta opinião, bem mais do que a sua "vista" : representa um Património que o tempo não pode nem deve esquecer.

    A Pederneira, antes designada por "Seno Petronero" aparece, justamente, nas cartas de marear dos longínquos Séculos XIV e XV, pelo seu mar interior a que acediam naus de assinalável porte. Mais tarde essa zona foi assoreada e acabou por dar origem à Nazaré (Praia).

    Por incontornáveis motivos históricos ou mesmo "estóricos" o Concelho da Nazaré, todo ele, Valado de Frades (Cisterciences de Alcobaça), Famalicão da Nazaré, Pederneira, Sítio e Nazaré (Praia),todo ele é um manancial de riqueza patrimonial material e imaterial que urge defender com todos os meios ao nosso alcance!

    Rogério Meca

    ResponderEliminar