À Drª Manuela Soares
Fiz parte do grupo de alunos que iniciaram a Comunidade do “Colégio”, no tempo em que funcionava em dois andares dos chamados prédios do Varela.
Era uma espécie de casa de família, um pouco à semelhança da própria casa dos seus fundadores, que moravam no mesmo prédio, dois andares acima. Uma espécie de extensão dessa casa…
Mudámos depois, todos, para uma casa nova e mais adequada a duas famílias que estavam a crescer, regozijando-nos sempre que um novo membro nascia ou chegava; e chorando os que morriam. Deixou-nos agora a nossa Directora, a mãe de família.
Fecha-se assim, um ciclo, talvez o mais significativo de todos pelos quais o “Colégio” passou; aquele que ainda nos unia em torno de uma mãe, que permanecia como o último pilar forte de uma família depois da morte do Dr. Soares. A ambos temos que agradecer a obra meritória que ergueram e que contribuiu decisivamente para o desenvolvimento de gerações de nazarenos que tiveram acesso a uma escolaridade mais alargada, motor de progresso cultural e científico, ao longo dos últimos cinquenta anos…
Com ela entrámos no mundo das Ciências da Natureza__ a Zoologia, a Mineralogia, a Botânica, o Corpo Humano__ e iniciámo-nos nos mistérios e meandros da nossa língua, para compreender e expressar, também, outras realidades mais subjectivas, como a tristeza neste momento da partida.
Cecilia Louraço
Sede
R. Dr. Rui Rosa, 6A (loja) 2450-209 Nazaré
contacto: liganazare@gmail.com
Sem comentários:
Enviar um comentário